Hardware utilizado:
Processador: Intel Core 2 Duo 2.8GhZ
Memória: 2024mb DDR PC 400
Disco: 2 Hds 80Gb RAID
Software:
Sistema Operacional: CentOS 5.3 32-bits
Repositórios Adicionais: Epel e RPM Fusion
Observações:
Conhecimentos Necessários: redes, conceitos de serviços de redes (DNS e E-Mail) e manipulação de arquivos e pastas no Linux.
Nível de experiência: Intermediário
Nível de dificuldade: 6.0
O Zimbra é uma suíte de colaboração e mensageria. Ele incorporta um poderoso e intuitivo webmail, calendário corporativo, mensageiro instantâneo, gerenciador de tarefas, porta-arquivos, agenda, anti-vírus, anti-spam entre outros recursos.
O Zimbra tem como seu diferencial o recurso de permitir compatilhar itens entre contas. Desta forma os usuários podem compartilhar informações com outros usuários de forma fácil e eficiente.
Iremos inciar uma instalação completa de todos os requisitos para que tenhamos um servidor de colaboração funcional e com todos os recursos.
Seguiremos um passo-a-passo. Sugiro que o leitor atente a todos os detalhes para que nossa implementação ocorra de forma tranquila.
Vamos lá!
à Passo 1 – Instalação e configuração do DNS
DNS é a sigla para Domain Name System. É um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído que opera seguindo duas definições:
- Examinar e atualizar seu banco de dado;
- Resolver nomes de domínios em endereços de redes (IP);
O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, e permitindo a localização de hosts em um domínio determinado.
Para implementar nosso servidor DNS os seguintes pacotes:
- bind;
- bind-chroot;
- caching-nameserver;
> yum install bind bind-chroot caching-nameserver |
Passo 1.1 – Configuração do named.conf
Nas novas versões do CentOS 5, Fedora 6, 7, 8 e 9, RHEL 5 o arquivo não se chama mais named.conf e sim caching-nameserver.conf. Teremos que configurar o arquivo caching-nameserver.conf para que fique com o nome named.conf para que funcione.
> rm -rf /etc/named.caching-nameserver.conf |
Abra o arquivo /etc/named.conf
> vim /etc/named.conf |
Substitua o conteúdo do arquivo pelo seguinte:
// generated by named-bootconf.pl |
Não irei explicar o que cada parâmetro faz. Deixarei isso para outro post. Atente para que as configurações desse arquivo estejam de acordo com as configurações da sua infra-estrutura.
Salve o arquivo e saia.
Passo 1.2 – Configurando a Zona
O próximo passo é criar os arquivos de configuração das zonas diretas e reversas que configuramos no named.conf.
Os arquivos de zona deverão se localizar em /var/named/chroot/var/named. O nome do nosso arquivo de zona será db.teste.com.br conforme configuramos no named.conf.
> vim /var/named/chroot/var/named/db.teste.com.br |
O conteúdo do arquivo ficará assim:
$TTL 86400 |
Salve o arquivo.
Agora criaremos o arquivo de configuração da zona reversa.
Da mesma forma, os arquivos de configuração de zona reversa deverão se localizar em /var/named/chroot/var/named. O nome do arquivo que iremos criar será dB.172.16.5.0 conforme configuramos no named.conf.
> vim /var/named/chroot/var/named/db.172.16.5.0 |
O conteúdo do arquivo ficará assim:
$TTL 86400 |
Não irei explicar o que cada termo desses dois arquivos fazem. Ficará pra próxima. ;)
Passo 1.3 – Configurando nosso servidor
Iremos editar 3 arquivos para que nosso servidor utilize ele mesmo para resolver nomes. Os arquivos são o /etc/hosts, /etc/resolv.conf e o /etc/sysconfig/network. O conteúdo desses arquivos deve ser:
Editando o arquivo /etc/hosts:
> vim /etc/hosts |
O conteúdo ficará:
172.16.5.38 mail.teste.com.br mail |
Editando o /etc/resolv.conf:
> vim /etc/resolv.conf |
O conteúdo ficará:
search |
Editando o /etc/ sysconfig/network:
> vim /etc/sysconfig/network |
O conteúdo ficará:
NETWORKING=Yes |
Para aplicar as configurações de rede reinicie o servidor. Caso não queira reinicar utilize o comando hostname <nome do host> para que a configuração do nome do host seja aplicada imediatamente.
> hostname mail.teste.com.br |
Para conferir se o nome do host foi configurado corretamente utilize o comando hostname somente e verifique o output.
Passo 1.4 – Iniciando o serviço de DNS
Depois de configurar todos os arquivos necessários para que tenhamos um servidor de DNS funcional iremos iniciar o serviço:
> service named start |
Se o output for igual o acima, parabéns, o primeiro passo do nosso tutorial foi feito corretamente!
à Passo 2 – Baixando e descompactando o ZCS (Zimbra Colaboration Suite)
O Zimbra tem builds específicas para algumas distros. São elas:
- Red Hat Enterprise Linux (versões 4 e 5)
- RedHat fedora 7;
- Debian 4;
- MacOS.4 (Tiger);
- MacOS 10.5 (Leopard);
- openSUSE Linux 10.2;
- SUSE Linux Enterprise Server 10;
- Ubuntu (Versões6.06 LTS e 8.04 LTS);
Como estou utliziando CentOS, que é uma distribuição derivada do Red Hat Enterprise Linux, vou utilizar o build do Zimbra para o RHEL 5. Faça o download do build referente à sua instalação. Caso seja necessário compilar.
Passo 2.1 – Baixando e descompactando o Zimbra
Irei baixar o build do Zimbra para o RHEL 5 e descompactar em /usr/src.
> cd /usr/src |
Antes de instalar o Zimbra iremos preparar o servidor com as dependências e retirar os pacotes que podem causar conflitos. Alguns pacotes são necessários e não vem instalados por padrão no CentOS. Os pacotes são:
- compat-libstdc++-296;
- compat-db;
- libtool-ltdl;
- gmp;
- compat-libstdc++-33;
- fetchmail;
Iremos também remover o sendmail e instalar o fetchmail. Para evitar conflitos iremos, nesta ordem, desinstalar o sendmail e instalar as dependências. Aproveite e deixe seu sistema operacional atualizado:
> yum remove sendmail |
Uma das dependências do fetchmail é o exim. Precisaremos desabilitá-lo para que não conflite com o MTA do Zimbra (Postfix). Para desabilitar a inicialização utilize o comando:
> chkconfig exim off |
Passo 2.2 – Instalando o Zimbra
O Zimbra possui sua instalação bem automatizada. Através de seu script ele faz uma série de verificações. Se seguiu o tutorial e preparou o SO conforme as especificações então a verificação deve ocorrer sem problemas, se o script lhe notificar algum problema, aborte a instalação e inicie o processo novamente.
Essa instalação iremos fazer de um servidor StandAlone. Em outro momento mostrarei como fazer uma instalação multi-server.
Para iniciar a instalação execute o script que está dentro da pasta do Zimbra (/usr/src/zcs-X.X.XX.RHEL5.YYYYYY. Como estou utilizando o CentOS precisarei de um parâmetro para que o script ignore a flag do sistema operacional.
> ./install.sh –platform-override |
O script irá verificar se existe alguma instalação anterior do Zimbra e irá imprimir os termos de uso. Aperte [ENTER] para continuar com a instalação onde irá verificar os se os pré-requisitos foram atendidos e verificar os pacotes de instalação. Após a verificação ele nos perguntará quais pacotes desejamos instalar.
Checking for prerequisites... |
Atente que o script reconheceu que a nossa plataforma é o CentOS 5 e o build do Zimbra é para RHEL 5. Como sabemos que as plataformas são compatíveis iremos continuar a instalação. Ao aceitar continuar a instalação, o script irá instalar os pacotes dos módulos que selecionamos. Em seguida nos será solicitada as configurações de DNS.
Removing existing packages |
Após a instalação dos pacotes ele irá procurar pelo registro MX no DNS. Como o hostname do nosso servidor é mail.teste.com.br. Quando pedir se deseja mudar o nome do domínio, confirme e configure o novo nome para teste.com.br.
> Change domain name? [Yes] yes |
Se a configuração de DNS estiver correta, ele irá encontrar o registro MX e continuará a instalação mostrando um menu de configuração.
Neste menu poderemos configurar a maior parte do Zimbra, entretanto iremos somente configurar o básico para funcionar nosso servidor de e-mail. Neste primeiro momento iremos configurar a senha do usuário a dministrador e o timezone.
Main menu +SMTP host: mail.teste.com.br |
Para configurarmos a senha do administrador siga o menu [3] e em seguida [4], digite a nova senha e pronto.
Para voltar ao menu principal use [R].
Para configurarmos o timezone siga o menu [1], em seguida menu [6]. Para (GMT-3.00)Brasilia usamos [26].
[R] para retornar ao menu principal, [A] para aplicar as configurações. Siga as instruções na tela.
Se todas as configurações foram seguidas, a instalação terminará com sucesso sem problemas. Se houver algum problema, volte e revise as configurações.
Além do serviço de e-mail é necessário domínio sobre outros serviços básicos como DNS, Anti-Spam, etc. Em posts futuros mostrarei como configurar esses serviços.
Até a próxima!
Referências bibliográficas:
1 comentários:
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